Os ensaios interlaboratoriais, basicamente, são ensaios comparativos entre laboratório diferentes, que indicam o desempenho relativo dos laboratórios participantes. É uma ferramenta para garantia da qualidade do resultado, de extrema importância, e exigida pelos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025. Ensaios interlaboratoriais de fadiga são muito raros no Brasil.
O Laboratório CENIC é conhecido pelo cuidado e rigor técnico com que realiza seus ensaios e pelo objetivo de fortalecer-se ainda mais como referência em ensaios de fadiga. Com esse foco, o Laboratório CENIC saiu na frente, como idealizador e organizador de um grupo de laboratórios, para solicitar à REMESP a realização e organização do interlaboratorial de ensaio de fadiga.
As reuniões entre os Laboratórios e a REMESP começaram esse mês e o Diretor Executivo do Laboratório CENIC, Ivan Epiphanio, é um dos coordenadores técnicos do interlaboratorial. Segundo Epiphanio, as amostras devem ser distribuídas em outubro e a previsão para finalização dos ensaios seria até novembro.
28 de maio de 2010